Áreas de Atuação
Atualmente, o NEMOS, atua na análise e na pesquisa e desenvolvimento de soluções nas seguintes áreas:
Sistemas de Ventilação Personalizados (SVP)
São sistemas que buscam criar um “microclima” ao redor do usuário para garantir de forma personalizada o conforto térmico e a qualidade do ar. Como esses sistemas trabalham de forma mais localizada, eles tendem a ser energeticamente mais econômicos que os sistemas de ventilação por diluição comumente utilizados para condicionamento de ar. Os projetos desenvolvidos no NEMOS visam: 1) compreender a dinâmica do escoamento a partir do ponto de insuflamento do ar até sua exaustão com enfoque na região personalizada (de interesse); 2) dimensionar sistemas de resfriamento e distribuição de ar para SVP; 3) gerar soluções e produtos voltados para SVP. Além de uma sala experimental usada para testar SVP, também é utilizada a modelagem e simulação CFD (Computational Fluid Dynamics) e a linguagem Python para análise de dados.
Sistemas Alternativos de Resfriamento (SAR)
São sistemas alternativos aos sistemas de refrigeração por compressão a vapor, convencionalmente usados para resfriamento em sistemas de condicionamento de ar. No NEMOS, busca-se compreender e propor soluções usando sistemas de resfriamento “passivos”, isto é, que utilizam majoritariamente a energia disponível no meio para resfriar, como: resfriamento evaporativo, resfriamento dessecante, resfriamento radiante noturno, entre outros. Os projetos desenvolvidos no NEMOS visam: 1) construir/analisar modelos (matemáticos) de componentes dos SAR; 2) modelar e simular SAR usando a linguagem Python; 3) analisar o desempenho de SAR em diferentes condições climáticas e tipos de edificações. A linguagem Python é utilizada para modelagem, simulação e análise de dados.
Projeto de Produto e Processos (PPP)
Nesta área, busca-se transformar resultados Pesquisas desenvolvidas no âmbito do NEMOS num produto. Define-se os requisitos do usuário, do produto e de seus componentes e módulos, e desenvolver um projeto de protótipo funcional. A etapa seguinte, é o projeto de processo que envolve a percepção do volume e da variedade, de produtos, que irá determinar a abordagem geral para gerenciar os processos de produção. A atividade de Projeto de Produto e Processos é bastante ampla. Projetar um produto é buscar satisfazer aqueles que irão adquiri-lo, atendendo suas necessidades e expectativas. O projeto de um produto demanda mais que apenas propor uma solução. Envolve o projeto do processo: desde a compra de todas as máquinas e equipamentos, a maneira como ele será produzido, até a entrega ao cliente. Envolve também uma análise dos riscos do investimento que procura identificar, via plano de negócios, a viabilidade técnica, a viabilidade econômica, e a análise de riscos.